quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Currais Novos: continua as medidas de prevenção



A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Currais Novos continua a recomendar medidas de prevenção, que devem ser tomadas pela população do município, que são manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente.


Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes. No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana.

Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas. Ações

No último Levantamento Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no mês de setembro, os bairros Centro, e Juscelino Kubitschek registraram índice de infestação predial foi de 3,4%. O índice é considerado de médio risco, e representam grande queda em relação aos índices registrados no ciclo anterior, que foi de 3,9%.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Francisco Duarte da Silva, houve queda no número de criadouros do mosquito da dengue relacionados a entulho e depósitos domiciliares, como ralos, garrafas e vasos de planta. “Mesmo com a queda, continua alto o número de criadouros do Aedes aegypti em reservatórios de água, como lavanderias e caixas d’água. É preciso lavar os reservatórios com escova, para que não fiquem ovos do mosquito grudados, mantê-los cobertos com telas de proteção”, explica Duarte.

Equipes de agentes de endemias estão trabalhando diariamente com seus agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes atuam nas localidades fazendo a limpeza dos terrenos baldios e removendo entulhos que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário