quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Curitiba: 57 focos de dengue em 2012



A Prefeitura de Curitiba identificou 57 focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, desde o começo do ano na Capital. Também foram confirmados 24 casos da doença, todos importados. Para evitar a possibilidade de casos autóctones, aqueles contraídos dentro do município, o Programa Municipal de Controle da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, faz mais uma ação neste feriado de Finados.

O público que passar pelos cemitérios Água Verde e São Francisco, receberão folhetos com orientações sobre prevenção da dengue. A ação, que acontecerá nos dois maiores cemitérios da cidade das 8 às 17 horas. De acordo com o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Antônio Bittencourt Teixeira, o objetivo é reforçar entre os responsáveis pela manutenção de túmulos e demais visitantes dos cemitérios sobre o perigo que representam flores naturais em vasos com água e detalhes arquitetônicos que possam acumular água.

“Vasos de flores naturais com água ou vasos de plantas com pratos que acumulam água podem servir de criadouro para a larva do mosquito, assim como outros detalhes das sepulturas. O ideal é usar flores artificiais ou, no caso dos vasos de plantas, colocar terra nos pratos para absorção da água”, orienta Teixeira. Esses cuidados devem ser observados nos 23 cemitérios da cidade.

“Para evitar que a doença venha a acontecer dentro da nossa cidade, é preciso ter cuidado em todas as situações – e não apenas em casa”, observa o diretor do Centro de Saúde Ambiental. É o caso, também, de quem aproveitará o feriado para passear fora de Curitiba, em locais que podem ter dengue local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário