O Centro de Controle de Zoonoses de Uberaba está
pulverizando milhares de residências da cidade com os instrumentos do combate à
Dengue: o fumacê e a bomba costal, que é uma espécie de fumacê que promove o
bloqueio do mosquito causador da Dengue, o Aedes
aegypti.
O diretor do departamento de Controle de Zoonoses, André Luís Ribeiro, explica que, com o calor intenso que estava na cidade e com a mudança de temperatura, os agentes da Zoonoses estão intensificando o trabalho de bloqueio nos bairros da cidade com maior concentração de casos suspeitos de Dengue. “É muito importante que os moradores abram as portas e janelas para permitir a penetração do inseticida em casa. Os mosquitos, geralmente, ficam dentro da residência. Então, para eliminar o Aedes aegypti, é preciso que as partículas se propaguem pelo ambiente”, recomenda, lembrando que o produto utilizado é certificado pelo Ministério da Saúde e não representa riscos à saúde humana.
André enfatiza que as ações de rotina continuam acontecendo normalmente. Nos primeiros cinco meses do ano, os agentes realizaram 358.501 visitas em imóveis, sendo 2.253 visitas em ferros velhos, borracharias e clubes desativados. “Foram coletados 565.310 kg de pneus. O mutirão de limpeza retirou 51 caminhões de materiais que acumulavam água e foram feitos bloqueios em 19.083 imóveis suspeitos de possuírem focos de Dengue num raio de 9 quarteirões a partir da casa do paciente suspeito da doença”, conta.
Ribeiro explica que a bomba costal é utilizada sempre em áreas onde já foram identificados moradores com a doença, para que seja feito um trabalho mais intenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário