terça-feira, 28 de agosto de 2012

Santos: vacina contra dengue será testada


Santos será uma das cidades que vão participar da terceira e última fase de testes da vacina contra a dengue, cujo início está previsto para o segundo semestre de 2013. A expectativa é que a imunização aconteça a partir de 2015.

A vacina tetravalente, que protegerá a população dos quatro tipos de dengue existentes no País, está sendo elaborada desde 2005 pelo Instituto Butantan, na Capital. O estudo tem o apoio do Centro de Pesquisas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês), nos Estados Unidos.

A estimativa é que nos próximos meses sejam obtidos os primeiros resultados em São Paulo e Ribeirão Preto. “Estas duas cidades abrigarão a primeira e a segunda etapas dos testes de segurança e eficácia da vacina”, explica o diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, Alexander Roberto Precioso.

Atualmente, o órgão aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos conselhos de ética dos Hospitais das Clínicas das Faculdades de Medicina da USP na Capital e Ribeirão Preto para começar a testar as doses em humanos.

“Os testes de uma vacina semelhante a que estamos produzindo (na Capital) já tiveram resultados positivos nos Estados Unidos”, destaca Precioso.

Após ter o aval da Anvisa e dos Conselhos de Ética dos Hospitais das Clínicas da USP, o Instituto Butantan abrirá as inscrições para recrutar os 300 voluntários que vão participar das primeira e segunda fases de testes da vacina. A terceira fase incluirá cidades de todo o País e mais voluntários. “Vamos ampliar a testagem para outros municípios. Santos será um deles devido ao histórico de casos da dengue”, afirma Precioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário