segunda-feira, 13 de agosto de 2012

No Ceará os casos de dengue diminuem 53%


A ausência de chuvas e os trabalhos intensos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) em parceria com os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vêm gerando uma redução significativa do número de casos de dengue.

O total de casos do ano, no Ceará, já soma 44.823, segundo o último boletim divulgado pela Sessa nesta sexta-feira, 10. O mesmo registrou 879 casos a mais em relação a semana anterior que apresentou 43. 944. Entretanto, é possível verificar uma queda de 53% se compararmos este dado ao registrado na semana de 21 a 27 de julho, na qual foram contabilizados 1.907 casos a mais do que na semana de 14 a 20 de julho, passando de 41.285 para 43.192.

É bom lembrar que muitos desse casos são de meses anteriores e não necessariamente da mesma semana. A Sesa aguarda o resultado dos municípios para só depois divulgá-los. Fortaleza, segundo a Secretaria, ainda é a cidade que lidera as estatísticas, com a maior quantidade de casos, 34.757, ou seja, 201 a mais que na semana anterior na qual foram confirmados 34.556. Porém, se compararmos o mês de junho, no final da epidemia, que ocorreram 3.163 casos, com o mês de julho que registrou 300 é possível verificar uma redução de 90% dos casos.

Mesmo com essa queda dos casos e a ausência de chuvas, as secretarias de saúde alertam que cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa. Com o perigo tão perto, a orientação da Sesa é de que, pelo menos uma vez por semana, as famílias façam a limpeza rigorosa em todos os depósitos que acumulam água, pois os ovos do mosquito ficam por mais de um ano nas bordas das caixas d`água, baldes e garrafas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário