quarta-feira, 11 de julho de 2012

Macapá: índice de infestação está diminuindo

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) divulgou o resultado do 4º Ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa de 2012, realizado entre os dias 02 e 06 de março. O índice de infestação do aedes continua em queda, segundo a CVS.

O novo levantamento mostra mais uma vez o efetivo sucesso da Campanha Municipal de Combate a Dengue “Macapá Sem Dengue, União é a Solução”, da PMM, com índice de 1,7% para infestação predial do Aedes aegypti, o que caracteriza situação de Médio Risco para dengue.

“A realização deste 4º LIRAa, foi justamente num período chuvoso, propício a proliferação do aedes. O resultado abaixo do 3º ciclo do LIRAa, mostra que estamos trabalhando de forma correta no combate a dengue com ajuda de todo setor comercial, industrial e civil organizado, sem falar na população que parece ter atendido o chamado de permanecer vigilante durante o ano todo”,disse o secretário de saúde do município, Otacílio Barbosa.

Macapá possui 162.739 imóveis, para realização do LIRAa o município foi dividido em 16 estratos de no máximo 10 bairros cada. Dos estratos trabalhados, oito apresentaram situação de Baixo Risco, cinco de Médio Risco e três com Alto Risco.
Para Eliton Franco, coordenador de Vigilância em Saúde o LIRAa é satisfatório mais impõe alerta. “Áreas dentro do município ainda apresentam situação de alerta como é o caso de alguns bairros como Chefe Clodoaldo, Universidade, Pedrinhas, Jesus de Nazaré, Central, Marabaixo, entre outros, onde estaremos entrando com ação de controle com eliminação total doscriadouros”, informou Eliton Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário