sexta-feira, 2 de março de 2012

Dengue: combate à dengue terá mais 30 agentes em Volta Redonda


A Coordenadoria de Vigilância Ambiental está capacitando a nova equipe de agentes de combate à dengue, que conta com 30 pessoas. A capacitação começou hoje e segue por mais duas semanas. De acordo com a gerente técnica do controle da dengue, Maria de Fátima Arantes da Silva, os novos agentes passaram por um processo seletivo em que concorreram com 700 pessoas.

Eles já têm as informações básicas, agora estamos passando para todo o organograma da Secretaria Municipal de Saúde e outros temas. Eles conheceram também a dinâmica da doença. E hoje estão entrando no conhecimento do controle vetorial (dos focos do mosquito) - comentou Maria de Fátima.

O setor de combate à dengue da Coordenadoria de Vigilância Ambiental contava com 60 agentes, com os novos colaboradores, Maria de Fátima estima que o trabalho alcance um número maior de atendimentos num prazo menor.

De acordo com ela, a contratação dos novos agentes teve o objetivo de priorizar os atendimentos às residências dentro de um determinado período.

O objetivo é realizar a visita em todo o município dentro de um determinado período, mas priorizarmos as áreas em que o índice de infestação é maior. Outras áreas às vezes são alcançadas após esse ciclo - destacou.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que este ano o número de casos notificados e confirmados da doença diminuiu. Em janeiro e fevereiro de 2011, foram notificados 348 casos suspeitos de dengue, sendo confirmados por exames laboratoriais 102 casos. Já nos dois primeiros meses deste ano foram notificados 282 casos, que aponta uma redução de quase 19% de notificações - desses casos notificados, sete foram confirmados por exames laboratoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário