quarta-feira, 28 de março de 2012

Casos de dengue no Pará já passam de 3.277


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou nesta quarta-feira (28) o 11° Informe Epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará. Até agora foram notificados 10.091 casos suspeitos da doença, dos quais 3.277 foram confirmados com a seguinte classificação: 3.259 casos de dengue clássica (DC), 15 de dengue com complicação (DCC), dois de febre hemorrágica da dengue (FHD) e um caso de síndrome do choque da dengue (SCD).


Os municípios com maior número de casos notificados da doença continuam sendo: Parauapebas (1.905), Belém (1.660), Marabá (892), Ananindeua (590) e Marituba (416). Até o momento, apenas um óbito por dengue foi registrado no Pará, no município de Parauapebas (na região sudeste).   

O Departamento de Controle de Endemias da Sespa está monitorando os registros em todo o Estado, e orienta aos municípios que informem imediatamente a ocorrência de casos suspeitos.  

A coordenadora Estadual do Programa de Controle da Dengue, Aline Carneiro, ressalta que a população precisa ficar alerta sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue. Ela lembra que, no período de chuvas, o risco de infestação da dengue aumenta, por isso a Sespa desenvolve um conjunto de ações para combater a dengue em todos os municípios.

Equipes da Sespa trabalham em parceria com as Prefeituras para controlar a doença. As principais ações que vêm sendo desenvolvidas são bloqueio imediato da transmissão nas localidades ou bairros que notificam casos; ações educativas e de comunicação, visando sensibilizar a população para o problema; articulação com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana, para melhoria da coleta e destinação adequada do lixo, e manutenção das atividades de rotina no combate ao mosquito transmissor (Aedes aegypti).

Ao longo do ano, a Coordenação Estadual supervisiona os programas municipais de controle da dengue e treina técnicos dos Centros Regionais de Saúde, para uso do método de levantamento de índice rápido para Aedes aegypti (Liraa), que oferece resultados em tempo menor e um trabalho direcionado. Também estão sendo feitas atividades de mobilização e avaliação do Plano de Contingência em 56 municípios, até 4 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário