sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dengue: Jaboatão aumenta mais de 200% os casos de dengue em 2012

Com 196 casos notificados de dengue no primeiro mês de 2012, um aumento de 216% em relação ao mesmo período do ano passado, o município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, está em estado de alerta, assim como o restante do Estado.

A cidade teve confirmado dois casos do tipo 4, o mais raro. Segunda-feira, representantes da Secretaria Municipal de Saúde têm reunião com a coordenação do Programa Estadual de Dengue da Secretaria de Saúde de Pernambuco. O encontro servirá para o município informar ao Estado quais medidas estão sendo tomadas para combater o mosquito Aedes aegypti.

Em Jaboatão, está sendo investigada a morte de um rapaz de 22 anos que morava no bairro de Socorro, no dia 22. Suspeita-se que ele morreu vítima de leptospirose ou dengue hemorrágica. Vísceras foram coletadas e enviadas para um laboratório para identificar a causa do óbito.

"Pacientes atendidos nas unidades municipais de saúde com suspeita de dengue fazem o hemograma e o resultado sai em 24 horas. Com isso, o diagnóstico é mais seguro", destaca o gerente de Vigilância em Saúde de Jaboatão, José Lancart. Ano passado, a prefeitura realizou cerca de 1,5 milhão de visitas domiciliares. Este ano, a previsão é que um quantitativo maior seja visitado. Estão previstos mutirões com a participação de diversos órgãos.

No Estado, até o dia 21 de janeiro, foram notificados 1,8 mil casos de dengue em 72 municípios. Em relação à dengue grave (com complicação ou hemorrágica), foram notificados 11 casos. As cidades com maior incidência da doença são Exu, Limoeiro e Afogados da Ingazeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário