terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Uma Haitiana morre vítima de dengue, em Tabatinga (AM)

Haitiana, de 30 anos, refugiada em Tabatinga, município situado a 1.573 km de Manaus, via fluvial, morreu vítima de dengue grave com comprometimento neurológico, na manhã deste domingo (22), segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município. Um boletim médico do Hospital de Guarnição do Exército, na cidade, divulgado nesta segunda-feira (23), confirmou a morte por complicações da doença.

A estrangeira deu entrada, no dia 15 de janeiro, no Hospital do Exército, no município com sintomas da dengue, após ter chegado em Tabatinga pelo Peru. Ela chegou a ser medicada e encaminhada para casa, mas a doença se agravou e afetou os membros inferiores. A paciente voltou ao hospital no dia 17 e ficou internada até o óbito, às 11 horas deste domingo. O enterro será realizado no cemitério da cidade de Tabatinga.

A morte da haitiana incentivou a intensificação das ações preventivas contra o mosquito Aedes Aegypti em Tabatinga. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, seis casos de suspeita de dengue já foram registrados no local.

Segundo o secretário de saúde de Tabatinga, Marlen Ferreira, o caso da haitiana representa uma doença importada. "Esse caso nos leva a crer que a doença foi importada. Fora ela, nós tínhamos cinco casos suspeitos que já foram descartados. Já estamos com ação nas ruas para combate à doença", afirmou.

Segundo o gerente de endemias de Tabatinga, Jânio Ramires, a ação preventiva de aplicação de inseticida na área onde a estrangeira infectada morava foi intensificada. "Estamos fazendo um bloqueio nesse quarteirão e em um raio de 300 metros próximo onde ela morava", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário