quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prefeitura de Londrina nega deficiência no controle da dengue

O coordenador do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Élson Belisário, negou nesta quinta-feira (26) que o município tenha deficiências e fragilidades no controle de dengue, como apontou um relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O documento foi remetido ao Ministério Público (MP) para o órgão acompanhe as medidas para evitar nova epidemia da doença.

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde, Londrina aparece em primeiro lugar nos casos confirmados de dengue no Estado em 2011, com 37 no período de agosto de 2011 até 23 de janeiro de 2012. A listagem possui ainda outros 15 municípios, incluindo Altônia, Alvorada do Sul, Assai, Bela Vista do Paraíso, Faxinal, Foz do Iguaçu, Jataizinho, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Paiçandu, Realeza, Santo Antonio da Platina, Sarandi, São José das Palmeiras e Umuarama.

A Sesa aponta que o acompanhamento do MP seria necessário para melhoramento das estratégias de controle da doença. Para o coordenador de Endemias em Londrina, houve um equívoco do Estado em não reconhecer as ações já realizadas no município. Ele justificou dizendo que houve redução no número de casos confirmados. No mês de janeiro de 2011 eram 1.162 casos, sendo que neste ano houve apenas uma confirmação.

Embora o coordenador tenha justificado as ações do município, ele reconheceu que um dos pontos apontados pela Sesa é uma problemática constante do município - o gerenciamento da coleta seletiva. "Mas esse não é um problema só da Secretaria de Saúde. Temos sim problemas com a questão do lixo, mas estamos focando as ações", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário