Todas as regiões do Brasil têm alguma cidade em situação de risco para surtos da dengue, é o que indica o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa 2011), realizado pelo Ministério da Saúde, entre os meses de outubro e novembro de 2011. O levantamento ainda identificou onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor. De acordo com informações do Ministério da Saúde, nos municípios em situação de risco, 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito.
Por ser o Brasil um país com clima tropical, quase todo o seu território é propício à proliferação do mosquito. Devido a essa característica, todas as regiões devem se manter alerta quanto à prevenção. Segundo Giovanini Evelin Coelho, coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde. No entanto, os municípios do nordeste, norte e sudeste foram apontados com maior preocupação de possíveis surtos.
De extrema importância para identificar os locais com maior propensão a surtos de dengue, o LIRAa é a mais eficaz arma pública para alertar gestores de saúde de cada município e a população sobre as ações de prevenção. ¿Graças a ele, os locais com potencial às epidemias podem tomar atitudes antes do período de maior ocorrência dos casos de dengue, que costuma ser entre dezembro e março¿, explica Giovanini.
Dos 48 municípios indicados pelo Ministério da Saúde em situação de risco para surtos da dengue, dez mantêm relações comerciais ou de proximidade com Manaus. Apesar de a capital amazonense ter apontado uma redução de 0,2% no número de casas que apresentam larvas do mosquito, o índice ainda é alto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário