sábado, 14 de janeiro de 2012

Em Uberaba infestação do mosquito da dengue aumenta 20% em relação a 2011


Primeiro levantamento do índice de infestação da dengue de 2012 subiu meio ponto percentual, perfazendo 20% de aumento em comparação com igual período do ano passado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de janeiro, com a visita dos agentes a 6.168 imóveis. Desta quantidade foram detectados 207 imóveis com a presença do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Com isto, o índice está em 3,36%, contra 2,8% registrado em janeiro do ano passado. Com este número, conforme preconiza o Ministério da Saúde, Uberaba está em estado de alerta, mantendo a mesma posição em relação ao último levantamento realizado em outubro de 2011.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Valdemar Hial, o alerta está mantido, visto que cinco regiões apresentam alto índice de infestação. No total são aproximadamente 28 bairros nesta situação, diferente do último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que apontou a região central (com quatro bairros) como área de alto risco. “Todo Estado de Minas está em situação de alerta por causa da grande quantidade de chuva que vem caindo. Uberaba não é diferente.

O LIRAa apresentou aumento, mas estamos dentro do médio risco e em alerta. A população nas regiões de alto risco precisa colaborar. Solicitamos encarecidamente, mais uma vez, que a população nos auxilie”, suplica o secretário, enfatizando que os criadouros são praticamente os mesmos analisados nos últimos levantamentos, sendo os bebedouros e vasos de plantas.

O gestor lembra também que as pessoas devem estar atentas quanto às calhas e lajes que acumulam água. Ele acrescenta que o poder público está intensificando e desenvolvendo estratégias para reforçar o combate nos locais onde há maior presença das larvas do mosquito. “Porém, nenhum esforço nosso será suficiente se não tivermos o empenho da população”, por isto a solicitação a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário