quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dengue: Prefeitura de Barra Bonita intensifica trabalhos


A combinação de verão, chuva e calor favorece a proliferação do mosquito da dengue, e por isso o Departamento de Saúde de Barra Bonita, no interior de São Paulo, decidiu intensificar a prevenção na cidade.

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em residências vazias durante o período de férias, o Departamento de Saúde orienta a população, em especial as famílias que sairão de viagem, a tomar medidas eficazes para evitar o acúmulo de água em recipientes abertos, criadouro em potencial para o mosquito da dengue.

Pratinhos de vasos de plantas, garrafas, caixas d’ águas destampadas e piscinas são alguns dos inúmeros locais que podem se tornar criadouros. A Visa orienta as famílias que irão viajar a fazerem uma revisão em suas casas e nos quintais se atentando aos objetos que podem acumular água.

No ano passado, foram confirmados casos da doença no município, mas todos importados, ou seja, nenhum foi adquirido na cidade. Nesses casos, pessoas de Barra Bonita que viajaram para outros Estados e contraíram a doença, ou pessoas que visitaram a cidade e descobriram a doença no município.

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti infectada com o vírus transmissor da doença. Não há transmissão de pessoa para pessoa. O vírus também não é transmitido pela água ou alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário