quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dengue: Currais Novos agora tem laboratório de entomologia

O Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) e Entomologia, em parceria com a IV URSAP, em Caicó, realizou curso de capacitação em identificação dos vetores da Doença de Chagas, tem como principal transmissor o inseto Barbeiro, Febre Amarela e Dengue, o seu principal transmissor é o mosquito Aedes aegypti. A atividade foi direcionada para técnicos de laboratório e agentes de endemias que trabalham nos municípios Potiguares. De Currais Novos esteve participando no evento, o técnico Gustavo Félix de Melo.

A capacitação, com carga horária de 80 horas, foi dividida em dois módulos, prático e teórico, com as seguintes abordagens: Tipos de Dengue; biologia e ecologia das espécies; morfologia diferencial; microscopia; identificação nas diferentes fases de desenvolvimento e preenchimento de boletins de registro de índice de infestação, entre outros.

Para Francisco Duarte da Silva, coordenador de Endemias do Município, a capacitação vai proporcionar ferramentas para melhorar a análise dos vetores. “Agora em nosso laboratório, sabemos como fazer a leitura das lâminas para a melhor identificação das larvas dos dois vetores e com mais rapidez”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário