quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Palestra sobre Dengue em Itaperuna


Pretendendo intensificar o combate ao mosquito transmissor da Dengue  o Aedes aegypti, no município de Itaperuna, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), juntamente com a Vigilância Ambiental em Saúde – CVAS – não tem medido esforços no que tange a ações de combate ao mosquito transmissor.

Os técnicos têm realizado uma série de palestras em diversificados lugares. O Colégio Estadual Chequer Jorge, recebeu visita da equipe técnica que palestrou para os alunos do curso Técnico do Meio Ambiente. A Secretaria de Saúde entende que deve existir uma linha de conduta focada na estratégia de trabalho para se diminuir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, através da abordagem in loco, com palestras e reuniões.

Com o foco no vetor transmissor e o impacto da doença com o meio ambiente, o coordenador do NICES Gesiney Botelho iniciou a palestra afirmando que “o maior impacto está na procura por moradia, as construções desordenadas, a verticalização das cidades e a produção de lixo sem um sistema seletivo viável para o manejo ambiental. Esses, são fatores que preponderam para o acontecimento de algumas doenças e o aumento de outras”, diz.

Raul de Oliveira, técnico do NICES, informou que hoje o maior problema que os agentes da Vigilância Ambiental em Saúde encontram nas visitas domiciliares, está justamente nas situações das residências, onde se registra um índice muito alto de depósitos inservíveis que contribuem para o índice de infestação residencial por criadouros de larvas e mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário