quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mais calor, mais chuva, mais dengue


Segundo o pesquisador Ulisses Confalonieri, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o ciclo da doença pode ser expandido no país tanto pelo aumento da temperatura em certas regiões, quanto por conta das inundações causadas por chuvas que se tornarão mais frequentes em algumas localidades.

Os mosquitos da dengue se reproduzem na água e em dias quentes, os casos de dengue registrados neste ano no Sul do país, região com pouca tradição desses surtos, segundo o pesquisador.

Existe um estudo no Paraná que mostra o aumento da dengue no Estado nos últimos anos pelo aumento na temperatura. Uma pesquisa recente do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que as noites estão ficando mais quentes em todo o Brasil, inclusive no Sul, o que pode justificar a proliferação dos mosquitos.

Outro fator que aumenta a probabilidade da migração dessas doenças é a alteração de ecossistemas locais degradados pelo desmatamento. Isto é, o clima mais quente e chuvoso em certas regiões fica muito mais propício para os mosquitos se reproduzirem, enquanto que em áreas desmatadas eles podem ficar sem habitat adequado, diz o pesquisador da Fiocruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário