Em um laboratório da Universidade Estadual do Ceará (Uece) pesquisadores acreditam ter encontrado uma fórmula de combater à dengue.
Os exames da sorologia comprobatória para a dengue em Araraquara serão realizados todas as sextas-feiras a partir desta semana. A decisão foi tomada pela secretária de Saúde, Regina Barbieri, para agilizar as ações de prevenção do combate à doença nas regiões com maior incidência de casos.
Segundo Regina, até a quarta-feira (17), o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa) esperava a chegada de pelo menos 20 casos suspeitos para realizar os exames e aproveitar a capacidade do kit comprado com essa finalidade — ele processa até 40 testes de uma só vez. "Esperavam juntar muitos para não perder o kit, mas aboli essa norma. Estamos em situação de epidemia", alega a secretária.
A espera pelo resultado poderia levar até 30 dias. Enquanto isso, as equipes faziam o trabalho preventivo com base em uma interpretação da ficha de notificação da suspeita por uma equipe técnica.
Uma alternativa para ajudar a controlar a população do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, seria a aplicação do veneno UBV, fornecido pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Todavia, para a liberação do produto, a Sucen exige o cumprimento de critérios técnicos e alguns não são atendidos pelas ações realizadas na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário