A cidade do Natal não apresenta mais quadro de epidemia da dengue. Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou as novas estatísticas da doença, sinalizando que o município encerrou o período de epidemia, de acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Segundo a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde, Ariane Rose Souza de Macedo Oliveira, há seis semanas Natal vem apresentando queda nos números de casos.
Além da diminuição das chuvas, a implantação do Centro de Hidratação criado pela Prefeitura do Natal, no bairro da Cidade da Esperança, foi fundamental para a diminuição da incidência da doença. Com a nova condição da capital, a unidade, instalada como parte do plano de contingência de combate a dengue, será desativada e no local passará a funcionar um pronto atendimento.
As visitas dos agentes de saúde aos imóveis fechados vão continuar na mesma intensidade. Alessandre explica que os ovos do Aedes aegypti permanecem por mais de um ano latentes, sem eclodir ou morrer. Quando as chuvas retornam, os focos proliferam-se novamente. Daí a necessidade de manter todos os programas de combate ao mosquito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário