sábado, 23 de julho de 2011

Vigilância Epidemiológica de Rio Claro intensifica combate ao mosquito da dengue


Nem o inverno foi páreo para o mosquito da dengue em Rio Claro neste ano. Segundo informações do setor de Vigilância Epidemiológica. O boletim divulgado na sexta-feira da semana passada (15) apontava um total de 1.641 casos de dengue ocorridos no município desde o início do ano.

Em 2010 o município de Rio Claro contabilizou 631 casos de dengue, sendo 50 importados, e esse número elevado coloca em alerta as autoridades, que pedem que as pessoas intensifiquem o controle e o combate ao mosquito transmissor. No município os agentes não têm encontrado dificuldades para visitar os imóveis. Mas ainda há algumas recusas, segundo a coordenadora do programa de combate à dengue em Rio Claro, Katia Curado Nolasco, em entrevista à Rádio Excelsior Jovem Pan, na quinta-feira (21).

“Encontramos ainda muita resistência de algumas pessoas. Muitas preferem culpar o vizinho ou um terreno que precisa de limpeza do outro lado do quarteirão. A pessoa até tem certa razão, no sentido de que precisamos resolver os outros problemas, mas, não é barrando a nossa entrada impedindo o nosso trabalho que vamos conseguir uma efetividade no combate à dengue”, declara a coordenadora.

Combate aos focos
Todos os bairros, segundo a coordenadora necessitam de orientação. Uma região bem atingida neste ano, segundo ela, foi a do Grande Cervezão, Araucária, Jardim Ipanema. “Nesses bairros houve uma suscetibilidade maior da população a um tipo de vírus. Mas em geral a orientação serve para todo o município. Muitas vezes a pessoa acha que a dengue é uma doença de maior incidência na periferia, quando na verdade não é. Temos lugares muito bem instalados, áreas residenciais consideradas nobres em Rio Claro e que ainda infelizmente encontramos muitos focos da dengue”, revela.

Rio Claro realizou neste sábado (23), mutirão contra a dengue nos bairros Jardim Cidade Azul e Araucária. Ação foi desenvolvida com o envolvimento do CCZ da Fundação de Saúde e teve a participação da Sepladema e equipe da Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário