Rio Grande está em situação de município infestado pelo vetor da dengue. Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai contratar 70 novos agentes de endemia para trabalhar nas atividades de campo de prevenção da doença.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Zelionara Branco, o edital para a contratação está sendo finalizado e até o fim desta semana deve estar concluído. A lei que trata desta medida já foi aprovada pela Câmara de Vereadores. A intenção é chamar agentes aprovados no último processo seletivo do Município, por ordem de classificação.
Zelionara explicou que a contratação se faz necessária porque, em decorrência da situação do Município, é preciso visitar todos os domicílios das áreas afetadas e fazer o monitoramento por um ano, até sair desta condição. Assim que forem chamados, os agentes irão entregar a documentação e em seguida começar a trabalhar. Rio Grande está com 10 focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.
Os agentes do setor estão trabalhando na delimitação desse último foco, realizando ações em um perímetro de aproximadamente 300 metros em torno do local onde foi identificado o vetor da doença, visitando residências e orientando os moradores sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas, fazendo monitoramento de novos focos e remoção de possíveis criadouros do mosquito da dengue.
A ocorrência de focos em pleno inverno, de acordo com Elisabeth, se deve ao fato de o Aedes aegypti já ter se adaptado à temperatura do Rio Grande do Sul. E é importante que as pessoas mantenham as medidas de prevenção, até pensando em preparar-se para o verão, uma vez que a temperatura mais alta favorece a proliferação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário