domingo, 3 de julho de 2011

Especialista em Dengue afirma que integração é fundamental para conter doença


Consultor da organização Pan-Americana da Saúde em dengue clássica e hemorrágica em Cuba, o médico Eric Martinez Torres, do Instituto de Medicina Pedro Kouri, de Havana, que a forma mais eficaz de combater uma epidemia de dengue é através da integração dos poderes. De forma indireta, o cubano criticou a falta de associação entre as autoridades brasileiras.

É preciso que haja uma ação conjunta de toda a comunidade – opinou Martinez. – A Secretária de Saúde precisa trabalhar junto com as Secretarias do Meio Ambiente e do Transporte, com a imprensa e com os médicos. É um esforço da sociedade. Nenhum Ministério da Saúde tem a capacidade de acabar com a doença sozinho.

Autor do livro Dengue, publicado em 2005 no Brasil, o médico tem no currículo o caso da epidemia de dengue hemorrágica que atingiu Cuba há 30 anos e foi contida à base de saneamento básico, abastecimento de água e educação da população. Para Martinez, a solução para evitar os óbitos já é de conhecimento geral.

A doença não tem vacina, mas há muito conhecimento quanto ao tratamento. Se as pessoas começarem a ingerir água no primeiro dia da doença e os médicos agirem no momento da queda da febre, momento mais crítico da doença não existirá óbitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário