quinta-feira, 23 de junho de 2011

Recife combate a Dengue com a conscientização de crianças de escolas municipais


Combater a dengue com a ajuda das crianças que estudam nas escolas municipais do Recife. Esse é o novo plano da Secretaria de Saúde da cidade, que produziu um vídeo de animação para ensinar aos alunos como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A estratégia é conscientizar os estudantes para que eles espalhem a informação fora das salas de aula.

Além do filme A Dengue em Nossa História, os meninos e meninas também aprendem a combater a doença com uma apresentação de mamulengos sobre o tema, preparada pelo grupo Asas de Imaginação, formado por Agentes de Saúde Ambiental (ASAs). Todas as escolas da rede municipal devem participar do projeto.

Ontem, o vídeo educativo foi exibido aos alunos da Escola Isaac Pereira, em Areias, Zona Oeste da capital. Durante os nove minutos do filme, as crianças descobriram como a doença chegou ao Brasil e aprenderam o que se deve fazer em casa para manter o mosquito causador da dengue distante.

Depois da apresentação, mediada por uma agente de saúde, na biblioteca da escola, a aluna Cíntia Vitória, 12, disse que vai ajudar a evitar que sua família seja contagiada pelo vírus da dengue. “Vou dizer para a minha mãe, para o meu padrasto e para os meus irmãos que a gente precisa tomar cuidado quando for guardar as coisas que podem juntar água da chuva”, afirmou.

De acordo com o gerente do Programa de Saúde Ambiental do Recife, Otoniel Barros, a ideia é fazer com que as crianças orientem a família. “O objetivo das ações nas escolas é mostrar o que causa a proliferação do mosquito para que os alunos orientem os pais em casa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário