O filme de Genilton José Vieira e Leonardo Marcus Perim, do Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ - RJ, entitulado "O Macro e o Micro mundo do Mosquito Aedes aegypti” ganhou a segunda colocação geral do "Festival de Cine y Vídeo Cientifico MIF-SCIENCES en La Habana", de um total de 116 filmes inscritos de diversos países.
Deste total, foram selecionados 69 filmes para concorrer na fase final. Os filmes foram divididos nas seguintes categorias: Biomedicina, Ciências Multidisciplinar (categoria que o filme de Genilton e Marcus concorreu), Meio Ambiente e Séries Televisivas de Divulgação Científica para a População Geral.
A participação no Festival foi motivada pela possibilidade de Genilton e Marcus verem o que está sendo produzido em outros países na área cientifica e trocar informações com outros produtores.
O filme "O mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes aegypti" visa contribuir para um melhor entendimento do desenvolvimento do mosquito. Criando seqüências de imagens, em tempo real, mostramos o ciclo de vida deste vetor que a cada verão vem causando enormes transtornos à população brasileira. A falta de conhecimento dos hábitos desse mosquito pelas comunidades dificulta o controle de seus criadouros naturais e artificiais nas residências.
O filme é uma composição de imagens reais e virtuais que descrevem o ciclo do mosquito, dando ênfase à linguagem da imagem acompanhada de trilha sonora. As imagens reais mostram a transformação das formas imaturas, uma seqüência de eventos morfológicos: o ovo, a fase larvária, a diferenciação de larva para pupa e a emergência do mosquito adulto caracterizando o seu ciclo de vida em seus criadouros naturais e artificiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário