domingo, 12 de junho de 2011

Dengue: a SESAP está preocupada com a entrada do sorotipo 4


O problema da dengue no Rio Grande do Norte ficou ainda maior. O motivo foi a confirmação dos primeiros casos da dengue tipo 4 no Estado, o que pode colaborar para um surto ainda maior no estado. Há mais de 30 anos esse tipo de vírus não era confirmado no Rio Grande do Norte, por isso há poucas pessoas imunes a essa variação. 

Os primeiros casos da dengue tipo 4 neste ano foram confirmados em Manaus. Segundo Domício Arruda, já havia confirmações de casos no Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco, e era uma questão de tempo que a doença chegasse ao Rio Grande do Norte. Atualmente, os principais tipos de dengue que afligem a população potiguar são os 2 e 3, que têm os mesmos sintomas e o tratamento é feito da mesma forma para os pacientes que foram infectados pelo dengue tipo 4. 

A tendência é que vírus se espalhe mais rapidamente entre a população exatamente devido à ausência da doença no estado durante décadas. "A pessoa que tem o dengue 1, nunca mais terá desse tipo. Mas quem teve o 2, por exemplo, pode pegar o 3 ou o 4. Isso é o que nos preocupa, porque aumentam as chances de casos do tipo hemorrágico e amplia a possibilidade de contaminação em toda a população", explicou  o Secretário.

De acordo com especialistas, as pessoas devem se proteger do mosquito, o que pode contribuir para evitar que outras pessoas sejam contaminadas pelos transmissores, que vivem, em média, 45 dias. "Vamos tomar todas as medidas necessárias para tentar minimizar a incidência do vírus no estado e tratar as pessoas contaminadas", confirmou o médico e titular da SESAP, Domício Arruda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário