domingo, 29 de maio de 2011

Rio Grande do Norte ganha leitos de UTIs para tratamento de pacientes com Dengue


Coordenador do PNCD, Giovanini Coelho
O surto de dengue que atinge o Rio Grande do Norte passará a ser combatido e tratado com ajudas substanciais do Governo Federal dentro de 10 ou 15 dias. A ocorrência de 13.526 casos da doença notificada em solo potiguar, caracterizando uma epidemia, terminou por trazer ao estado, o coordenador do Plano Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho. O coordenador reuniu-se ontem com os secretários de saúde do estado e de Natal, em busca de soluções para combate e prevenção da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegptyi.

Os gestores saíram da reunião, realizada no prédio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), com boas notícias. Segundo o secretário estadual de saúde, Domício Arruda, leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) deverão ser abertos nos próximos dias. "Já na próxima semana, dez leitos de unidades de tratamento semi-intensiva serão abertos no Hospital Infantil Maria Alice, para tratamento de casos de dengue", afirmou.

Acompanhando o desenvolvimento das epidemias, segundo os gestores da saúde, o surto de dengue deverá acabar dentro de 60 dias. Por isso, os investimentos na área de tratamento e combate deverão ser urgentes. Segundo o que foi acertado na reunião, até a próxima quarta-feira os executivos estadual e municipal deverão apresentar planos de combate emergenciais ao Ministério da Saúde. "Assim que os projetos chegarem ao ministério serão prontamente analisados e a verba será liberada", afirma Giovanini Coelho, coordenador nacional do combate à dengue.

Segundo o coordenador, o principal objetivo deste momento, em que a epidemia está próximo do fim, é impedir as mortes por casos graves de dengue. "Agora os investimentos da área de saúde concentram-se na assistência e na vigilância epidemiológica. Para isso, o número de leitos deve ser ampliado, por exemplo", explicou Giovanini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário