Agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão vistoriar todos os imóveis e terrenos baldios do setor em busca de criadouros do Aedes Aegypti. “O mutirão para que todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue e ambiente com matéria orgânica em decomposição do setor sejam removidos”, explica José Luiz Peres, supervisor de Endemias.
Uma equipe do CCZ acompanhada de guardas metropolitanos e um chaveiro realizarão o ingresso forçado em imóveis fechados, indicados pelos agentes comunitários de saúde como imóveis abandonados.
“Nossa maior preocupação é a ausência de um responsável pelo imóvel, que pode conter recipientes recebendo acúmulo da água da chuva há dias e permitindo condições para a reprodução do mosquito”, relata Cláudio Gilberto Garcia, diretor de Vigilância em Saúde.
Cidadão Vigilante
Como reconhecimento do esforço de moradores que se mantêm vigilantes no combate a dengue, uma comissão julgadora participará do mutirão para selecionar imóveis em condições exemplares e certificá-los com o título de Cidadão Vigilante. “É uma homenagem simbólica de reconhecimento do trabalho de tantos palmenses que nos ajudam nessa batalha contra o mosquito da dengue”, explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário