A Secretaria Municipal de Saúde deve contratar temporariamente 150 agentes de endemias para reforçar o combate à dengue em Natal. Essa é uma das medidas que devem ser implantadas a partir da próxima terça-feira quando será concluído e apresentado todo o detalhamento de execução das ações do Plano de Contingência de Combate à Dengue, que está sendo desenhado a partir da decretação de estado de emergência, quarta-feira passada. Além do aumento do efetivo, estão previstos a requalificação dos atuais agentes e a contratação de uma organização social para comandar parte das atividades são algumas das medidas já previstas. Os atuais agentes de endemias também passarão por treinamento
A contratação de 150 novos profissionais representa o acréscimo de 50% no número de agentes que hoje estão trabalhando em Natal. “E iremos oferecer ainda uma requalificação para os 320 agentes que já estão atuando em campo”, reforçou o secretário Thiago Trindade.
Em relação aos recursos financeiros, o secretário não detalhou os gastos, mas revelou que o orçamento para as ações vem sendo trabalhado de forma a evitar a necessidade do aporte de recursos extras. Com a decretação do estado de emergência, a SMS passou a ter direito a R$ 5 milhões, do “bloco de financiamento de vigilância à saúde”, que poderão ser utilizados inclusive com dispensas de licitação para contratação emergencial de serviços e aquisição de insumos e equipamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário