O alto número de casos de dengue registrado no Rio de Janeiro em 2011, inclusive de pessoas afetadas pelo chamado tipo 4 da doença, deixou as autoridades em alerta para uma possível epidemia, que felizmente não se concretizou nos primeiros meses do ano. As estatísticas de incidência de casos na cidade em abril, divulgadas pela secretaria municipal de Saúde, já revelam uma tendência de queda. Mas ainda não dá para comemorar.
No último sábado, um menino de 5 anos morreu com suspeita da doença em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Para o infectologista Alberto Chebabo, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o grande número de casos pode indicar uma possível epidemia no próximo ano.
Mas é claro que isso depende de muitos fatores, como a campanha de prevenção, as chuvas do período e até mesmo a permanência do vírus tipo 4 no Rio – explicou.
Até esta segunda-feira, dia 18 de abril, a cidade do Rio já havia registrado 24.437 casos da doença este ano, cerca de quatro vezes o número registrado nos anos de 2009 e 2010 somados. Nas duas últimas semanas, no entanto, o número de casos registrados caiu de 2.907 para 655 no Rio. Segundo Chebabo, os casos começam a diminuir a partir da segunda semana de abril, e no inverno, normalmente, chegam ao menor índice de incidência.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SEMSA
Colabore com os Agentes da Dengue
Nenhum comentário:
Postar um comentário