Inicialmente constatado na região Norte do Brasil, mas com casos já confirmados no Ceará e na Paraíba, o vírus tipo 04 de Dengue ainda não deu provas de sua existência entre os 661 casos confirmados da doença em Mossoró - no período que compreende janeiro de 2011 aos primeiros 11 dias de abril deste ano.
A informação foi repassada pelo Departamento de Vigilância à Saúde de Mossoró em coletiva com a imprensa local, nesta terça-feira na sede do Banco de Leite, localizado no Centro da cidade. O vírus tipo 04 da dengue possui as mesmas características dos outros subtipos, o problema, segundo a Vigilância, é que as pessoas (mesmo as que já tiveram dengue, anteriormente) não estão imunizadas a cerca deste tipo de vírus, o que pode acarretar um aumento de casos.
Esse grande espaço de tempo também facilita a existência de pessoas que não adquiriram imunidade a esse tipo, diz ela. Além disso, a chefe do Departamento apresentou um balanço do quadro da dengue em Mossoró que, segundo ela, "está em risco epidêmico". O departamento notificou 1.089 casos, destes 661 foram confirmados com 05 casos de dengue hemorrágica e 17 casos de complicação com a doença (que não se configuram nem como dengue clássica e nem como dengue hemorrágica). "Nossos números são baseados nas notificações, ele realmente pode não ser o real, mas não podemos afirmar que há epidemia na cidade se não tivermos todas as notificações
Nenhum comentário:
Postar um comentário