sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dengue: Curitiba realiza primeira reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da doença


Nesta semana foi realizada em Curitiba a primeira reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue, quando foi laçado o novo programa estadual, que vai substituir o plano emergencial lançado em janeiro deste ano.
O novo plano prevê ações para o ano inteiro, a fim de evitar que municípios atuem no combate à dengue somente em determinadas épocas.

"Trabalhamos até o mês de abril com um plano emergencial de 90 dias porque a situação era crítica. Porém, como prevíamos, a partir de agora, com a redução do número de casos autóctones em relação ao ano passado, devemos pensar em longo prazo", afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde mostrou que a partir do ano de 2007 o Estado do Paraná registrou confirmações de casos da doença em todas as semanas do ano.

O programa foi elaborado com a colaboração dos técnicos das 22 Regionais de Saúde, que se reuniram em Curitiba nos dias 25 e 26 de abril para sugerir ações a serem incorporadas ao novo programa. O plano estadual foi dividido em cinco eixos: assistência, vigilância epidemiológica, comunicação/mobilização e gestão e responsabilização.

No eixo da assistência, a Secretaria da Saúde prevê a oferta de leitos e a capacitação de médicos para atender casos graves de dengue, a fim de evitar as mortes pela doença. "As Federações das Unimeds, das Santas Casas e dos Hospitais do Paraná integram o comitê e com certeza contribuirão para que está discussão chegue também aos hospitais particulares e filantrópicos", destacou o superintendente.

Na Vigilância Epidemiológica uma das ações será o monitoramento do sorotipo viral e a identificação de uma provável mudança de sorotipo, inclusive com a possível chegada do sorotipo Den 4. "Sabemos que o Den 4 não é mais nem menos agressivo que os outros, no entanto, todos os cidadãos do Estado estão suscetíveis a este sorotipo", enfatizou Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário