quarta-feira, 16 de março de 2011

PSF e Agentes de Endemias realizam mobilização contra Dengue no Povoado Albino


Para intensificar ainda mais as ações de combate à Dengue, sobretudo a mobilização da sociedade, A Prefeitura de Cerro Corá realizou nesta quarta feira, dia 16 de março, uma mobilização no povoado Albino. Em conjunto com agentes de endemias e os técnicos do posto de Saúde daquela comunidade.  O objetivo é fazer a prevenção desde já para reduzir, ao máximo, o número de casos de Dengue no município.

Funcionários da Secretaria de Saúde, agentes de saúde e agentes de endemias participaram desta ação, juntamente com a comunidade da citada localidade, este evento foi realizado juntamente com servidores da equipe de PSF, e voluntários também estiveram participando da mobilização.

No evento foi mostrado um vídeo produzido pela Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) RJ, em seguida, palestras, trabalhos de conscientização com os presentes do povoado serrano.

O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) instituído pelo Ministério da Saúde preconiza reduzir a menos de 1% a infestação predial em imóveis residenciais, comerciais e públicos pelo Aedes aegypti em todos os municípios brasileiros e reduzir a menos de 1% os óbitos por dengue hemorrágica.

A reprodução do Aedes aegypti ocorre em água limpa e parada, os ovos colocados pela fêmea na parede do recipiente transformam-se em larvas quando em contato com a água. Se os ovos forem postos por fêmeas infectadas, podem carregar o vírus e gerar mosquitos capazes de continuar infectando a população.

Para combater à dengue é preciso promover ações de mobilização social para produzir mudanças no comportamento da população, buscando maior envolvimento das pessoas na eliminação dos focos do Aedes aegypti nas residências. Cerca de 90% dos criadouros dos mosquitos estão nos domicílios, ou seja, dentro de nossas próprias casas.

O técnico de enfermagem Francisco Arimatéia e a enfermeira Ana Paula, estiveram à frente de todo evento, agradecendo a presença de todos. Só assim poderemos dá um fim nesse mosquito que em sua opinião é de responsabilidade de todos, ressaltou a enfermeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário