Os sintomas
Febre, dor de cabeça, dor nos olhos, dores articulações e músculos, falta de apetite, fraqueza, náuseas, vômitos, manchas vermelhas pele corpo. Às vezes, algum tipo de sangramento em geral no (nariz ou nas gengivas).
Os sintomas do Dengue Hemorrágico
O período mais perigoso está nos três primeiros dias depois que a febre acaba.
Dores abdominais intensas e contínuas, vômitos persistentes, dor no fígado (nas costelas, do lado direito), tonturas, desmaios, pele fria e pegajosa, suor frio, sangramentos no nariz, nas gengivas e em outros locais do corpo, fezes escuras, parecidas com borra de café.
Tratamento
A medicação é apenas para aliviar as dores, com analgésicos e antitérmicos: paracetamol e dipirona. Devem ser evitados os ácidos acetil salicílicos como, (AAS, ASPIRINA, DORIL, SORRISAL, CIBALENA, ENGOV, e MELHORAL). Já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O paciente deve permanecer em repouso e tomar muito líquido, como: água de coco, chá, leite, sopa, soro caseiro, suco, etc. Se persistir os sintomas, procurar o posto de saúde mais próximo.
Para combater o Dengue, sua atitude é a melhor prevenção.
Mantenha bem fechadas as caixas d’água, cisternas, tanques, tambores e potes;
Entregue pneus velhos e garrafas ao serviço de limpeza urbana, caso precise deles, guarde-os em locais bem cobertos;
Se tiver gelágua, tire a água do ralo pelo menos uma vez por semana;
Descartáveis e outros depósitos inservíveis não joguem nos terrenos baldios, e sim no depósito de lixo;
Nos tanques, cisternas e outros depósitos para armazenar água do lado de fora de casa, coloque um peixinho, ele se alimenta das larvas do mosquito;
Pelo menos uma vez por semana, lave com escova e sabão as paredes internas dos depósitos, como, jarros, tambores, potes, baldes, etc.;
Guardem as garrafas, baldes, ou latas vazias de cabeça para baixo;
Lave as vasilhas de água e de comida de seus animais pelo menos uma vez por semana com escova e sabão.
Importante:
Levar sempre o “cartão de identificação do paciente com Dengue”, que é entregue após a consulta ambulatorial e onde constam as informações de identificação da pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário