sábado, 26 de março de 2011

Dengue tipo 4 chega ao Rio e traz risco de contaminação à população carioca


Duas irmãs, uma de 21 e outra de 22 anos, moradoras de Niterói, estão contaminadas pelo vírus tipo 4 da dengue. Os casos foram confirmados nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde, depois de exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz. Os primeiros sintomas apareceram no dia 6 de março. No momento, as duas passam bem.

O diagnóstico de pacientes com o tipo 4 do vírus é um marco preocupante do avanço das variações da dengue. A chegada à região Sudeste é um sinal de que o vírus está “viajando”. Esse vírus começou a circular em Roraima, depois foi para o Amazonas e Pará. Piauí e Bahia registraram casos na terça-feira.

A proliferação do vírus tipo 4 traz o risco de novos surtos e até de epidemia, pois não há no estado esse tipo de imunização. O Rio já teve epidemias com os tipos 1, 2 e 3. Mesmo quem já sofreu com a doença anteriormente pode contrair novamente a dengue, pois não está imunizado.

As irmãs não saíram do Rio de Janeiro nos últimos meses. Por isso, a secretaria pôde constatar que elas foram infectadas dentro de casa ou em algum local próximo, no município de Niterói. A secretaria informou por meio de nota que foram tomadas as medidas regulares de bloqueio e de investigação epidemiológica e diz que “não há motivo para pânico”.

A nota tenta minimizar o problema e afirma que “não existe nenhuma evidência de que o sorotipo 4 seja mais letal ou que apresente maior gravidade dos casos em relação aos demais subtipos”. Os sintomas são os mesmos causados pelos sorotipos 1, 2 e 3- febre, sonolência, dor no corpo e pressão baixa. O tratamento médico é igual para os quatro tipos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário