terça-feira, 13 de março de 2012

Porto Alegre preocupada com focos de Dengue


Duas pessoas diagnosticadas com dengue em Porto Alegre nos últimos dias fizeram com que três bairros passassem por vistoria da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na manhã desta terça-feira (13), a intervenção ocorreu nos bairros Floresta e Auxiliadora, onde reside uma pessoa que contraiu a doença no Rio de Janeiro. Na segunda-feira (12), o bairro Petrópolis também foi alvo do bloqueio, depois da constatação de uma pessoa que voltou do Mato Grosso com dengue.

A pesquisa incluiu as ruas Coronel Bordini (da Avenida Cristóvão Colombo até a Rua Marquês do Pombal), Quintino Bocaiuva (também da Cristóvão Colombo até a Marquês do Pombal), Marquês do Pombal (da Quintino Bocaiúva até 70 m além da Coronel Bordini) e Avenida América (da Coronel Bordini até 120 m adiante) nos bairros Floresta e Auxiliadora. Nesta área, o índice de infestação predial apurado no local foi de 10,48%, que significa alto risco de transmissão, segundo a SMS.

Já no Petrópolis o bloqueio abrangeu as ruas Ferreira Viana (entre Barão do Amazonas e Felizardo Furtado), Dona Oti (esquina da Ferreira Viana até 100 m adiante), Guilherme Alves (da esquina da Ferreira Viana até 100 m além), Felizardo Furtado (entre Ferreira Viana e Saicá) e Saicá (entre Felizardo Furtado e Lavradio), onde foi constatada infestação predial de 18,57%. A SMS alerta que focos com índices acima de 1% já representam risco de transmissão da doença.

O principal cuidado dos moradores é evitar o acúmulo de água parada – como em vasos de plantas ou pneus. A SMS recomenda que os suportes com água que ficam embaixo dos vasos sejam cobertos com areia. A CGVS também alerta que pessoas que tenham viajado para regiões onde há situação endêmica de dengue – como Mato Grosso, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte – procurem atendimento médico imediatamente se apresentarem sintomas da doença: febre, pintas no corpo, dores musculares e nas articulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário