segunda-feira, 2 de maio de 2016

Prevenção evita muitos casos de dengue

O trabalho de prevenção contra a dengue tem um resultado positivo em Águas da Prata (SP). A cidade não registrou nenhum caso da doença neste ano, cenário bem diferente de 2015, quando o município teve 374 casos confirmados.

Para que esse quadro seja mantido, os agentes de controle de endemias saem cedo para as ruas. Eles visitam os quintais para procurar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya, e fornecem informações aos moradores.

"Olhar atrás da geladeira, calhas, estamos limpando as calhas sempre", explicou o agente Marcos Antônio Ramos, lembrando ainda a importância de verificar os ralos. "Tem gente que põe cloro, mas o cloro com o sol evapora, com sal grosso dura mais tempo no ralo", orientou.

Visitada por uma equipe, a manicure Elenice Neide de Oliveira contou que sempre limpa o quintal e não deixa acumular água nos vasos de plantas. Já a diarista Eliana Silva de Assis disse que limpa os ralos e que procura fazer a parte dela para evitar as doenças.

A limpeza dos terrenos também é feita com frequência e os agentes recolhem todo tipo de material que possa acumular água.

"A gente tem que trabalhar no dia a dia porque hoje não tem, mas amanhã a gente nunca sabe. Então tem que ser um trabalho educativo de controlar os criadouros e fazer com que a população entenda que o seu papel é fundamental para evitar essas três doenças", informou o supervisor do programa "Todos Contra a Dengue", Diogo da Cunha Locatelli.

As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também viraram tema nas salas de aula do município. Os 400 alunos da Escola Municipal Professora Áurea Soares, por exemplo, têm aprendido a importância do combate. "Não jogar lixo no chão, no mato, sempre procurar uma lixeira próxima", disse o aluno Antônio Bruce Francisco, de 11 anos.

O objetivo é transformar as crianças em agentes multiplicadores. "Nós recolhemos lixo nas praças, em torno do bosque onde nós recebemos grande parte da comunidade. As crianças também realizam passeatas distribuindo cartazes nas comunidades", contou a diretora Laurieti Hernandez Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário