segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pesquisadores comprovam danos da zika e microcefalia à visão

Um grupo de pesquisadores do Recife comprovou os danos que a zika e a microcefalia causam à visão das crianças. Esse estudo também identificou que o vírus pode ficar ativo mesmo depois da gestação.

O estudo foi feito com 55 crianças com microcefalia e problemas de visão atendidas pela Fundação Altino Ventura, no Recife. Os médicos encontraram o vírus da zika ativo em mais da metade dos bebês acompanhados, mesmo depois de dois meses do nascimento.

Apesar de ainda não se saber exatamente o que está levando ao aumento dos casos de microcefalia no nordeste brasileiro e também em outros países, acredita-se que esta doença esteja relacionada ao Zika vírus, embora também haja boatos de que possa estar relacionada à vacinação contra rubéola, ao mosquito geneticamente modificado criado para combater o Aedes e que o larvicida utilizado nos reservatórios de água para diminuir a reprodução do mosquito também tenham relação com esta mal formação fetal.

A principal suspeita é que a Zika esteja causando microcefalia porque já foram encontrados vírus no líquido amniótico que envolve o bebê durante a gravidez e também no líquido cefalorraquidiano, presente no sistema nervoso central, dos bebês que já nasceram e foram diagnosticados com microcefalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário