domingo, 1 de maio de 2016

O Distrito Federal reduz os casos de dengue

O governo do Distrito Federal anunciou que vai desativar, no próximo dia 13, as tendas instaladas em Brazlândia e São Sebastião para atendimento a pacientes com suspeita de dengue. Segundo o GDF, a decisão foi motivada pela redução dos casos confirmados nas últimas semanas. Desde janeiro, 12.407 moradores do DF foram diagnosticados com a doença.

Desde 11 de fevereiro, quando a primeira estrutura começou a funcionar em Brazlândia, a Secretaria de Saúde contabilizou 20,4 mil atendimentos. Na semana de "estreia" das tendas, o DF registrou ápice de infecções pelo vírus da dengue, com 1.249 casos em sete dias.

Segundo a secretaria, os gráficos mostram que o ritmo de infecção vem caindo, semana após semana. Nos últimos seis boletins divulgados, o número de casos a cada sete dias passou de 802 para 664, 565, 420, 183 e 15, nesta ordem. O longo período de estiagem e a queda de temperatura contribuem para a redução de focos do Aedes aegypti, segundo a pasta.

Pelos parâmetros da OMS, uma doença pode ser considerada epidemia se atingir mais de 300 pessoas a cada 100 mil habitantes. Com uma população estimada em 2,8 milhões de pessoas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, o DF precisaria de 8,4 mil casos para entrar na classificação.

Os 12.407 casos confirmados até agora significam que, para cada 100 mil habitantes do DF, 443 foram infectados pelo vírus da dengue. O número atual é 47,7% maior que o limite da epidemia, mas a Secretaria de Saúde ainda não usou o termo de modo oficial na divulgação dos dados.

A secretaria afirma que o critério da OMS não estabelece um período de tempo para a medição. Segundo a pasta, os números acumulados desde janeiro não seriam uma medida eficiente para caracterizar a epidemia, já que houve redução gradual nos casos a partir de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário