quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

No país já são 130 municípios atingidos pela epidemia de dengue



No Brasil, mais de 130 cidades vivem uma epidemia de dengue. A explosão de casos está provocando o caos nos hospitais públicos. Sabe aquele ditado: nada é tão ruim que não possa piorar? É o que acontece quando o assunto é o mosquito Aedes aegypti.

Em algumas cidades, o número de casos de dengue disparou e o impacto na rede hospitalar pública é imediato. Perto de Brasília, em Brazlândia, 70% dos pacientes que lotam o hospital da cidade estão com sintomas da dengue.

O que aconteceu com essa cidade? Brazlândia, que fica mais ou menos a 60 km de Brasília para tentar entender por que lá teve um aumento de quase 6.000% no número de casos de dengue. Todas as ruas têm pelo menos um caso.

Na família do Luiz Cláudio ninguém escapou. “Na minha casa são oito pessoas com dengue. E meus amigos, se não tiver um ou dois casos, tem três, quatro e cinco”, diz o policial militar Luiz Claudio.

E mesmo com a explosão do número de casos na cidade, quando tem dois médicos no turno, é muito. Não houve reforço no atendimento até agora. “Deveria mandar a força tarefa de médico, isso sim, isso é que deveria ter, e não de agente só na rua”, diz a corretora de imóveis Marlene Pereira.

E agora está tendo teste, mas nesse mês, nem tinha como fazer o diagnóstico. Estava faltando kit. O de zika ainda não tem.

Brazlândia vive o caos. Fica no Centro-Oeste, segunda região com mais casos notificados. Só perde para o Sudeste, onde o Bom Dia Brasil também viu a falta de estrutura para atender tantas vítimas da dengue.

No próximo sábado, dia 13, o governo promete fazer um mutirão nacional para combater o mosquito Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário