quarta-feira, 2 de setembro de 2015

São Luís, MA: bebê de cinco meses se recupera e retorna pra casa



Depois de nove dias internado em uma UTI com dengue hemorrágica, um bebê de apenas cinco meses superou os sintomas da doença e voltou para casa, na Vila Embratel, em São Luís.

Segundo a mãe do bebê, foi muito difícil ver o filho naquela situação. “Foi um sufoco no período em que ele ficou debilitado porque, pela idade dele ele não sabia dizer onde doía, mas a gente (ela e o pai) sofria junto com ele”, revelou Marilene Coelho, mãe do bebê João Guilherme.

Ainda segundo a mãe foi muito difícil chegar ao diagnóstico. O bebê passou por três hospitais da capital e quando descobriu a doença foi quase tarde demais. João Guilherme apresentou derrame pulmonar, complicações no fígado, febre alta e vômito.

Marilene Coelho disse ainda que ficou surpresa com o fato de o filho ter sido picado pelo mosquito transmissor da doença. “Nunca imaginei ter (o mosquito) dentro da minha casa. Meu marido e eu temos dois filhos e a gente tem essa preocupação dentro de casa, no quintal. Não deixar nenhuma vasilha com água, a vasilha com água do cachorro é trocada todos os dias”, contou.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado foram notificados 958 casos de dengue, em São Luís. No começo deste ano, o número de casos aumentou e em março o Ministério da Saúde informou que São Luís estava entre as 18 capitais brasileiras que apresentaram índice de alerta contra a dengue.

Só até julho deste ano, já foram notificados 1.583 casos da doença segundo o coordenador de vigilância sanitária do município, Pedro Tavares. Ele informou ainda que o motivo para o aumento deve-se também às fortes chuvas que caíram na capital. Com maior intensidade de chuvas, favoreceu o crescimento e a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário