terça-feira, 1 de setembro de 2015

MT: casos de dengue mais que dobram



Levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que em apenas oito meses foram registrados 20.143 casos de dengue em Mato Grosso. O número corresponde a um aumento de 111,5% se comparado com o ano passado, quando foram notificados 9.524 casos da doença. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (31).

Segundo o boletim epidemiológico, emitido pela Vigilância em Saúde, 73 dos 141 municípios mato-grossenses apresentam alta incidência de dengue, com 624 casos notificados a cada 100 mil habitantes. Os registros representam um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2014.

A cidade de Sinop, na região Norte do estado e a 503 km de Cuiabá, continua com um dos maiores índices: 2.994 casos notificados de dengue e incidência de 2.360 casos por 100 mil habitantes.

A SES recomenda às secretarias municipais de Saúde que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados. Além disso, são realizadas atividades de vistoria, orientação e prevenção, principalmente nos municípios silenciosos e de maior incidência.

Entre as principais medidas de prevenção a serem tomadas, para as três doenças, estão: manter a caixa d’água tampada de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário