quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sorocaba registrou 52 mil casos de dengue



Se você sentir mal-estar, tiver febre, dores no corpo, dores musculares, dores articulares e dor de cabeça - em especial atrás dos olhos -, a orientação é procurar assistência na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa. Embora Sorocaba tenha saído de uma situação epidêmica - mais de 52 mil casos de dengue, inclusive com mortes -, a cidade continua a registrar pessoas com a doença. Em apenas 45 dias foram 15 novos casos: 11 autóctones (transmissão local) e quatro importados, segundo informações da diretora da Área da Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos.
 
A diretora da Vigilância em Saúde esclarece que o Aedes é um tipo de mosquito bem específico. Somente as fêmeas podem transmitir a doença, mas para isso devem estar contaminadas. A fêmea contrai o vírus ao picar uma pessoa doente. Daí a necessidade de não se dispensar o uso de repelentes, orienta.

Os ovos da fêmea são muito pequenos e difíceis de enxergar a olho nu. Estudos indicam que podem aguentar no meio ambiente por mais de um ano. Desta forma, podem eclodir até na mesma estação do ano seguinte, observa. Uma vez hidratado se transforma em larva e, na sequência, na forma alada. Em relação à temperatura, o que se sabe, segundo Daniela, é que quanto mais elevada, mais rápido o ciclo do mosquito da dengue, então quanto mais quente melhor para se reproduzirem.
 
Depois de postos os ovos, em quinze horas se ressecam, ficam desidratados e permanecem como sementes, mas em vez de germinarem, eles eclodem ao serem molhados, compara. Diferente do culex - o Aedes aegypti prefere colocar em vários recipientes justamente para garantir a sobrevivência da espécie. Seus ovos são colocados na lâmina d’água, em lugar que pode encher e hidratá-los. A fêmea pode colocar até 1.500 ovos durante sua vida. Essa quantidade, dispersa em vários recipientes, dificulta sua eliminação, que é a prevenção primária, alerta. Daniela ainda explica que o Aedes tem hábitos preferencialmente diurnos, mas diante de luzes artificiais, seu período de atividade é prolongado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário