sábado, 25 de abril de 2015

Caminhada de conscientização



Preocupados com a dimensão que a dengue tem alcançado em Pirapozinho, alunos e funcionários de uma escola estadual realizaram na manhã deste sábado (25) uma passeata para conscientizar a população sobre os riscos da doença. Na cidade, a cada 27 pessoas, uma tem caso confirmado de dengue.

Em pleno sábado de manhã, os estudantes pularam cedo da cama e marcaram presença na Escola Estadual Lucia Silva Assunção. Eles entraram na briga contra o mosquito da dengue. Mas nem todos não puderam participar, cerca de 70 alunos do colégio estão com a doença e ficaram em casa. “É uma doença que podemos prevenir e é isso que os professores trabalham”, disse a coordenadora pedagógica Rafaela Sevilha.

A turma percorreu as principais ruas do Centro de Pirapozinho e de uma forma bem animada levou o recado aos moradores. Algumas crianças, inclusive, se vestiram de mosquito da dengue e deram jeito de matar o mosquitinho. “Aqui está uma crise muito forte e me preocupo com isso”, disse o estudante Pedro Thiago Rosa, de 11 anos.

O grupo também entregou panfletos alertando sobre o perigo da doença e fizeram a lição de casa. A obrigação de cada morador, nessa luta que é de todos. "Tem que tirar todo lixo e se tiver poça d'água ou balde precisa jogar fora”, afirmou Vitor Henrique de Jesus. O estudante João Vitor Jacques de 16 anos acrescentou que “não pode deixar água parada em pneus, baldes e garrafas”.

Neste ano, Pirapozinho registrou 964 casos de dengue. Conforme a quantidade de pessoas infectadas foi crescendo, aumentou também a procura pelo serviço de saúde na cidade. “Fraqueza nas pernas e braços que dá um nervoso”, contou a dona de casa Maria de Lourdes Silva.

O primeiro lugar que a maioria das pessoas procura quando está com os sintomas é um Pronto Atendimento que está com a capacidade acima do limite. Por isso mais profissionais foram contratados para dar conta de toda demanda.

A mobilização despertou a atenção dos moradores. “A escola é a base para passar essa informação e conscientização para as crianças que, automaticamente, transmitem a mensagem aos pais”, afirmou o aposentado Miguel Gaudêncio dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário