Os usuários do Facebook estão ganhando outro tipo
de "cutucada" (ferramenta usada para chamar atenção nas redes
sociais) depois que dois publicitários de Sorocaba (SP) começaram a "se
passar" pelo mosquito da dengue na internet. O objetivo da dupla, que
criou o perfil fictício em fevereiro durante o surto da doença na cidade, é alertar
sobre o aumento do número de casos positivos no município.
Fernando Torres é um dos criadores do perfil do
Aedes aegypti, junto com o também publicitário Caio Ferreira, e conta que a
ideia da criação foi motivada depois que o índice de casos da doença aumentou
na cidade. Além da iniciativa de orientar os internautas de uma forma criativa,
o publicitário afirma ainda que sabe muito bem da importância da prevenção, já
que contraiu dengue logo no início da criação da página. "Estou quase
curado, mas foi horrível. É uma dor no corpo que eu não desejo para
ninguém", diz.
Por isso, Fernando diz que sentiu a necessidade das
pessoas tomarem ciência das sérias consequências que a dengue pode trazer.
“Percebemos a gravidade do problema e decidimos fazer algo para fomentar ainda
o assunto de uma forma mais descontraída na internet”, comenta o publicitário.
Além de dicas de como combater o mosquito e larvas,
métodos de prevenção e alguns trocadilhos, entre eles: "Seu
descuido faz a minha fama. dengue".
Segundo o publicitário, todas as postagens são
feitas como se quem estivesse do outro lado fosse o próprio Aedes aegypti. “A proposta de
"sermos" o próprio mosquito é de ser algo provocativo e ser
diferente, pois campanhas tradicionais já não funcionam mais, viraram
paisagem”, conta Torres.
O criador da página conta que nem todos os usuários
gostaram da brincadeira, mas, depois que várias postagens com dicas e alertas,
o trabalho começou a ser aceito. “No começo, o pessoal pensou que era uma
brincadeira de mau gosto, mas ao entrar no perfil e ver o conteúdo, os usuários
passaram a se envolver com a ação”.
“Diferente do mosquito que pode matar a gente, a
nossa ideia é fazer um trabalho legal prestando serviço e informando com
criatividade e responsabilidade”, diz Torres.
Diversos usuários que se tornaram
"amigos" do mosquito também ajudam na inserção de conteúdo e também
fazem postagens com orientações e brincadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário